segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Terrário

O terrário nada mais é do que um ecossistema em miniatura formado por plantas de pequeno porte em um substrato inseridos em um recipiente de vidro fechado, onde a água evapora e retorna para o micro ambiente ali criado.


COMO CRIAR UM TERRÁRIO?

Não é muito difícil criar seu próprio terrário, os elementos básicos são:


  1. 01(um) recipiente de vidro (do tamanho que quiser);
  2. Cascalho (seixos);
  3. Areia; 
  4. Carvão;
  5. Terra vegetal;
  6. Pequenos vegetais (suculentas e musgos são bem usadas).


  • Com a prática alguns itens como enfeites em miniatura poderão compor seu terrário.
  • Primeiro pegue o recipiente devidamente limpo (é bom passar um pano limpo com álcool antes p garantir), e coloque sobre sua bancada de trabalho;
  • Coloque dentro do recipiente os sexos, não exagere na quantidade, servira p drenagem da água;
  • Coloque por cima uma camada de areia (eu uso areia lavada);
  • Depois outra camada de carvão;
  • Adicione agora a terra vegetal, verifique que essa camada seja a mais larga, o dobro da de drenagem.



     

UM POUCO MAIS +

O jardineiro David Latimer, 80 anos, plantou o exemplar em uma garrafa de vidro em 1960 e lacrou o frasco 12 anos depois. Mas, para sua surpresa, até hoje ela continua “firme e forte”.

Especialistas dizem que a garrafa pode ser um perfeito ecossistema completamente autossuficiente com a planta e bactérias trabalhando ativamente no solo.

A única coisa externa necessária para manter a planta viva durante tantos anos é a energia vital para promover a produção de glicose, seu alimento que a faz crescer e se manter viva. Evidentemente, a fonte energética vem do Sol.

A água já existia dentro da garrafa quando a planta foi inserida e ela continuou a ser reciclada, enquanto as bactérias da terra quebravam materiais orgânicos em decomposição que caíam da planta, liberando dióxido de carbono, tão necessário para o processo de fotossíntese.

O senhor Latimer disse que quatro espécies foram plantas e quando a garrafa foi lacrada, 3 morreram e apenas 1 sobreviveu todo esse tempo. Ele tem orgulho de sua “obra” e a mantém embaixo de sua escada.

Ele afirmou ao portal Dailymail que espera deixar a garrafa para seus filhos quando morrer. Mas, se eles não quiserem, a Royal Sociedade de Horticultura da Inglaterra já demonstrou grande interesse em adquiri-la.








FONTES:

http://mulher.uol.com.br/casa-e-decoracao/album/2013/03/25/passo-a-passo-terrario-2013.htm#fotoNav=3

http://liberatusconscientiae.blogspot.com.br/2013/01/planta-sobrevive-40-anos-em-terrario.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário